Seguindo as propostas do Documento de Aparecida e da Missão Continental, a diocese de Santos (SP) inicia neste mês de julho o Ano Missionário Diocesano, que se estenderá até novembro de 2011, encerrando com a Festa de Cristo Rei.
A celebração de abertura do Ano Missionário será na Catedral de Santos, no dia 3, quando também será celebrado o aniversário de 86 anos de criação da diocese. Durante a celebração, as paróquias receberão a imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da diocese, que percorrerá as comunidades em peregrinação até a Festa da Padroeira, em outubro.
Com o tema “Diocese de Santos em missão permanente” e com o lema “Escuta, segue, anuncia”, o período servirá de animação missionária e de reflexão de nossa prática cristã tendo como princípio o batismo, “já que todo batizado é convocado a ser missionário”, explica o assessor eclesiástico da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), padre Elmiran Ferreira Santos. Segundo o padre, o lema “Escuta, segue e anuncia” é uma convocação para todos os agentes da Igreja, independente da pastoral ou movimento em que estão engajados.
Mensagem de dom Jacyr Francisco Braido
Queridos Irmãos e Irmãs, é com grande alegria que estamos convidando V. Sª e toda a Igreja Diocesana para participar da Missa pelo Aniversário da Diocese de Santos, que acontecerá no dia 3 de julho de 2010 (sábado) às 9h na Catedral.
Na oportunidade será feita a abertura do Ano Missionário Diocesano que tem como tema: “Diocese de Santos em Missão Permanente” e o lema: Escuta, Segue, Anuncia. Com a luz do Senhor Ressuscitado e com a força do Espírito Santo, reafirmamos o nosso compromisso de ser uma Igreja Discípula Missionária.
Levemos nossos navios mar adentro, com o poderoso sopro do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a Providência de Deus nos proporcionará grandes surpresas, segundo afirma o Documento de Aparecida.
Ajude-nos a companhia próxima, cheia de compreensão de Maria Santíssima, invocada nesta Diocese como a Senhora do Rosário. Que Ela nos ensine a sair de nós mesmos, no caminho de sacrifício, de amor e serviço, carregando suas imagens e, sobretudo, seu exemplo ao visitar Isabel e ao visitar a Igreja em suas históricas aparições.
Saudações Fraternas.
Dom Jacyr Francisco Braido
Bispo Diocesano de Santos