
O Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes divulgou, na segunda-feira, 28, a mensagem para o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro. A mensagem que sobre os diferentes ecossistemas recaem três perigos: “a mudança climática, a desertificação e a perda da biodiversidade”.
“Estudos recentes indicam que, em nível mundial, estão ameaçados ou em perigo de extinção 22% dos mamíferos, 31% dos anfíbios, 13,6% das aves e 27% dos recifes”, diz a mensagem. “Existem numerosos setores de atividade humana que contribuem grandemente a estas mudanças, e um deles é, sem dúvida alguma, o turismo, o qual se situa entre os que têm experimentado um maior e rápido crescimento”.
Segundo o Pontifício Conselho, “é urgente e necessário encontrar um equilíbrio entre o turismo e a biodiversidade biológica, em que ambos se apóiem mutuamente, de modo que desenvolvimento econômico e proteção do ambiente não apareçam como elementos opostos e incompatíveis, mas tende a conciliar as exigências de ambos”.