119 anos do SEMINÁRIO MISSIONÁRIO BOM JESUS

No dia de hoje, nosso seminário completa 119 anos de fundação... Um pouco de sua grande história...

Século XIX = data que remonta o prédio do Seminário Missionário Bom Jesus;

21 de março de 1838 = doação do terreno pelo Pe. Lourenço Marcondes de Sá, no local chamado ‘Chácara das Pitas’;

6 de agosto de 1894 = o bispo de São Paulo Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, abençoou a pedra fundamental do seminário que tinha como objetivo atender as dioceses do sul do Brasil. O Papa Leão XIII reconheceu a importância do projeto e por isso o aprovou e abençoou. 

Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque e Cavalcante = bispo transferido do Rio de Janeiro e primeiro Cardeal da América Latina, após o falecimento de Dom Lino, iniciou a construção do prédio que depois foi continuado por seus sucessores, Dom Antonio Alvarenga e Dom José de Camargo Barros, ambos os arcebispos pertencentes à Arquidiocese de São Paulo.

1919 = Dom Duarte Leopoldo e Silva cedeu uma parte do prédio ao asilo Nossa Senhora Aparecida dirigido pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição, e outra parte, para casa de retiros “fechados”. 

1929 = Dom Duarte Leopoldo cedeu o prédio à Congregação dos Padres do Santíssimo Redentor (Padres Redentoristas), onde ficou instalado o Seminário Santo Afonso até 1952. De 1952 a 1964 foi instalado o Curso de Filosofia da Arquidiocese de São Paulo.

1932 = por ocasião da Revolução Constitucionalista, tropas do exército ficaram acampadas no seu terreno. 

1952 a 1969 = foi hospedagem e casa de retiros, confiado às Irmãs de Jesus Crucificado.

04 de julho de 1980 = o hoje Beato, Papa João Paulo II, visitou o prédio, onde almoçou, teve um encontro com os seminaristas e fez um breve repousou. 

1996 = o prédio, em condições bastante precárias, foi ocupado pelo Seminário Maior da Arquidiocese de Aparecida e também, no mesmo ano, abrigou a Cúria Metropolitana, que ocupa o andar térreo do prédio.

2003 = instalou-se o Seminário Propedêutico, Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Aparecida.

2005 = início da grande reforma do Seminário Missionário Bom Jesus, devido a confirmação da visita do Para Bento XVI ao Brasil e à cidade de Aparecida, por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho. As reformas foram realizadas em etapas, revitalizando primeiramente a área que fosse utilizada para a hospedagem dos senhores bispos e pelo Papa. Toda a reforma foi conduzida pelo hoje Cardeal, Dom Raymundo Damasceno Assis.

11 de maio de 2007 = na noite deste dia, o Papa Bento XVI abençoou o prédio, assinou o ‘Livro de Ouro’ e inaugurou o busto do Papa João Paulo II e o dele próprio. Após o encerramento da Conferência Episcopal, as reformas continuaram. 

06 de agosto de 2010 = Os seminaristas, que estavam morando na Fazenda Santana devido às reformas, retornaram ao prédio para ocupar toda a área lateral da construção. A inauguração oficial do seminário foi realizada pelo então Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, contando com a presença de diversos bispos, sacerdotes da arquidiocese, religiosos, religiosas, autoridades e leigos.

18 de março de 2012 = encerramento oficial da reforma, com a inauguração da "Pousada Bom Jesus". Com isso, o atual prédio tem como finalidades acolher a Cúria Metropolitana, os seminaristas maiores e também a ‘Pousada Bom Jesus’.

24 de julho de 2013 = acolhemos o Papa Francisco, que abençoou a imagem de Frei Galvão, almoçou com sua comitiva, convidados e os seminaristas da Arquidiocese e teve um breve encontro com religiosas de clausura de nossa Arquidiocese.

"Colegião" é como popularmente é conhecido o Seminário Missionário Bom Bom Jesus, que teve seu projeto de arquitetura de autoria do engenheiro paulista Dr. Francisco Carlos da Silva, diplomado na França. O Seminário Missionário Bom Jesus ocupa uma área construída de aproximadamente 13.000 metros quadrados. É uma das obras arquitetônicas históricas raras e valiosas no Vale do Paraíba.