115 Cardeais em Conclave na Capela Sistina para escolher Sucessor de Bento XVI



115 Cardeais em Conclave na Capela Sistina para escolher Sucessor de Bento XVI. Como previsto, fumo negro na primeira votação

2013-03-12 Rádio Vaticana
 Os 115 cardeais eleitores estão reunidos desta agora na Capela Sistina para procederam à escolha do sucessor de Bento XVI. Segundo um ritual preciso e cadenciado, que durou aproximadamente uma hora, a partir das 16.30 os Cardeais seguiram em procissão, da Capela Paulina, do palácio do Vaticano, para a Capela Sistina, cantando a ladainha de todos os santos. Já no local onde decorre o Conclave, entoaram o antíquissimo hino de invocação do Espírito Santo - Veni creator Spiritus. Seguidamente, com toda a solenidade, procederam um a um ao juramento de escolher livremente, em consciência, o novo Papa, sem ceder a pressões externas e mantendo segredo, Pouco depois das 17.30 o mestre de cerimónias ordenou a saída de todos os que não participam no Conclave: o famoso "extra omnes", fechando seguidamente a porta da Capela Sistina. 
Após a meditação inicial estabelecida, proferido pelo cardeal Prosper Grech (que, tendo mais de 80 anos, não participa no Conclave, entretanto abandonou também ele a Capela Sistina), os Eleitores procederam a uma primeira votação. Pelas 19, 40, o primeiro caso de fumo provindo da Sistina: fumo negro, naturalmente. Como se previa, a votação desta terça-feira à tarde não levou ainda à escolha do novo Papa, mas terá servido para fornecer uma primeira indicação sobre o parecer dos votantes.Não obstante a chuva, muitas centenas, porventura milhares, de pessoas se congregaram ao fim da tarde, na praça de São Pedro, para rezar pelos cardeais em Conclave ou simplesmente para aguardar o resultado da votação. Sinal do grande interesse que a eleição do Papa suscita em Roma, como aliás em todo o mundo.