A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Roraima na madrugada deste sábado, 1º de setembro. A primeira atividade da programação do Bote Fé na Juventude - a carreata - reuniu milhares de fiéis para anunciar a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em nosso meio.
Segundo a Polícia Militar, mais de 4 mil jovens, adultos e crianças percorreram as principais ruas da capital do estado, Boa Vista. A carreata saiu da Catedral Cristo Redentor, passou pelo Hospital Geral de Roraima, Centro Sócio Educativo, Asa Branca e Praça Germano Sampaio de São José. Cada uma das paradas ocorreu uma dramatização para tratar dos problemas juvenis e da fé.
Antes do início da carreata, choveu forte na cidade. Mas ela não afastou a multidão aglomerada na Catedral, para o momento de oração e louvor. Para o padre Zenildo Lima, secretário do Regional Norte 1, a cruz lembra a igreja em comunhão. “Olhando para a cruz lembramos os amigos crucificados, dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Esses dias são de alegria, mas não de euforia. São dias de esperança”, enfatizou.
Um dos jovem presentes no evento, Andersom Lima, avalia que o evento superou as expectativas. “Foi um sucesso de público e louvor, lindo de ver a juventude católica, famílias participando desse primeiro momento”, comemorou. Ele afirma que o encerramento da peregrinação no estado, neste domingo 2 de setembro, será inesquecível. “sem dúvida, será mais um marco na história de Roraima”.
Na noite de sábado, teve início a vigília na igreja São João Batista, no bairro de Caranã. Neste domingo, pela manhã, os símbolos retornaram para a Catedral, onde ocorreu uma missa dedicada aos doentes e idosos. Também foi realizada uma Via Sacra, da Igreja São Bento, em frente da escola Camilo Dias, rumo ao palco Velia Coutinho, onde foi celebrada a missa solene e em seguida realizado um show com cantores religiosos.
Fonte: CNBB