Papa à Universidade "Notre Dame", EUA: coragem na defesa da identidade católica

O Santo Padre recebeu em audiência ao meio-dia desta quinta-feira, na Sala Clementina, no Vaticano, uma delegação da Universidade Católica "Notre Dame", proveniente do estado de Indiana, EUA, por ocasião da inauguração, em Roma, de uma nova sede do Ateneu. O Papa Francisco manifestou seu agradecimento ao Conselho diretivo da instituição acadêmica, fundada em 1842 por Pe. Edward Sorin, membro da Congregação da Santa Cruz:
"Desde a sua fundação, a Universidade Notre Dame deu uma notável contribuição para a Igreja no país de vocês, com o seu empenho na educação religiosa dos jovens e no ensinamento de um saber inspirado pela confiança na harmonia entre fé e razão na busca da verdade e da retidão."
Um empenho relançado agora com a abertura da sede romana do Ateneu, ocasião para os estudantes – observou o Bispo de Roma – entrarem em contato com "as riquezas históricas, culturais e espirituais da Cidade Eterna", "abrindo suas mentes e corações" para a continuidade entre a fé de Pedro e Paulo, dos confessores e mártires de todos os tempos, e a fé "a eles transmitida em suas famílias, nas escolas e nas paróquias".
Recordamos que em anos recentes a Universidade Notre Dame suscitou amplo debate no âmbito acadêmico católico, por em 2009 ter concedido o título de Doutor Honoris Causa em Direito ao presidente estadunidense Obama, apesar de sua posição política em favor do aborto.
A inspiração que conduziu Pe. Edward Sorin permanece central, nas transformadas circunstâncias do Séc. XXI, para a identidade que caracteriza a Universidade e o seu serviço à Igreja e à sociedade estadunidense, ressaltou o Papa.
"A esse respeito, é essencial um corajoso testemunho das Universidades católicas no âmbito do ensinamento moral da Igreja e da defesa da liberdade de manter tais ensinamentos."
Ensinamentos "proclamados – recordou o Papa Francisco – com autoridade pelo Magistério dos Pastores", "nas e através das instituições formativas da Igreja".
"Faço votos de que a Universidade Notre Dame continue oferecendo o seu indispensável e inquivocável testemunho a esse aspecto da sua fundamental identidade católica, especialmente diante das tentativas, de onde quer que venham, de diluí-la."


Redes Sociais MixCatolico