1º DOMINGO do ADVENTO Dia 1º de Dezembro de 2013


Evangelho de São Mateus 24,37-44

A espera a que hoje vamos refletir, trata-se das quatro semanas que antecedem a comemoração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se do aniversário do Rei do Universo, o Filho de Deus feito homem que desceu à Terra para nos trazer o Plano de Salvação elaborado por Deus Pai.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a refletirmos quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, a conscientizarmos de que este nosso tempo presente deve ser um tempo bem vivido, útil à nossa caminhada rumo à eternidade. É importante aproveitarmos bem este tempo, pois ele é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus nos concede para que possamos nos preparar para o nosso encontro definitivo com Ele.

O texto vem nos acordar para uma realidade que ninguém pode fugir: a certeza da transitoriedade da vida terrena, a vida que passa! Quanto ao dia e hora da nossa passagem, Deus preferiu ocultar de nós, só nos deu uma pista: se trata de algo inesperado, o que pode nos deixar apreensivos. No entanto, para quem vive de acordo com a vontade de Deus, o dia e a hora não importa, o importante é estar o tempo todo em sintonia com Deus, ciente de que há uma vida melhor por vir, uma vida em plenitude que é a vida eterna! 
No texto escolhido para marcar o início deste Advento, Jesus exorta os discípulos sobre a importância de uma constante vigilância, fazendo menção ao tempo de Noé, no sentido de recomendá-los para que eles não se distraíssem com as coisas do mundo, como fizeram as pessoas antes do dilúvio, e esquecessem do principal, que é a busca pela santidade!
As palavras de Jesus, responde as indagações de muitos que ainda hoje perdem tempo buscando explicações sobre o fim dos tempos, ao invés de aproveitarem este precioso tempo na preparação para a vida futura.
Jesus nos alerta sobre a importância de estarmos atentos, vigilantes o tempo todo, o que não significa ficarmos apáticos, parados, pelo contrário, devemos esperar por sua vinda, no exercício da nossa missão, no lugar onde fomos plantados por Deus, para servir!