Agosto mês das Vocações



Tanto ouvimos dizer sobre vocação, mas nem sempre temos com clareza o sentido desta palavra. Não raras vezes a confundimos com a palavra profissão, por exemplo. Na verdade, vocação é algo muito superior a uma simples profissão. Essa última pode se referir apenas a um modo de subsistência, enquanto que a primeira se liga não apenas à realização financeira, mas também pessoal e social dentro de um projeto maior, que é o querer de Deus.
A palavra vocação, do latim "vocare", significa chamamento. Implica no chamado de Deus e na resposta do homem. Se há um chamado ele deve estar implicado numa escuta e numa resposta. Responder ao querer de Deus e conformar nosso querer com o Dele. Estaria aí a felicidade e a realização humana em seu sentido mais pleno: responder ao chamado de Deus, escutando-o e conformando sua vontade à nossa.
Toda a Igreja é chamada a responder aos apelos do Senhor. Toda vocação vem do batismo. Encontra na comunidade, na família, na convivência fraterna e solidária, no cumprimento do bem comum sua máxima expressão e realização. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la em baixo da mesa, mas a coloca num lugar alto, de modo que ela possa iluminar toda a casa. Assim é a vocação: Quanto mais ela é colocada à disposição dos irmãos, numa atitude de partilha e solidariedade, mais ela se revela e realiza. A comunidade cristã é incentivadora das vocações, tem o compromisso de suscitar, incentivar e apoiar as vocações.
Vale ressaltar que vocação não se trata apenas das vocações religiosas e sacerdotais, mas refere-se a toda atitude, a toda opção de vida que contribui para a realização pessoal e comunitária da pessoa. Existem médicos e médicos... professores e professores. Gente diplomada sem vocação, gente sem estudo, mas totalmente vocacionada.
Ressaltando a comunidade que deve suscitar, incentivar e apoiar as vocações, no Quarto Domingo da Páscoa comemoramos o dia mundial de oração pelas vocações, quando apresentamos ao Senhor todos os vocacionados, especialmente os de especial consagração.
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. É o mandato missionário de Jesus a seus discípulos. Mandato pertinente e próprio de todos os tempos, inclusive do nosso. Urge sempre mais a necessidade de um anúncio sistemático e comprometido do Evangelho e de suas implicações na vida humana. Mas como anunciar se não houver quem anuncie? Se nosso povo não se sentir responsável pela construção do Reino de Deus entre nós e entre todos os homens e mulheres de boa vontade?
Orar pelas vocações é dever de toda a Igreja. A oração é a fraqueza de Deus e a força dos homens, já dizia Santa Teresinha. Com a nossa oração bombardeamos o céu e abrimos o coração generoso de Deus, que se derrama em bênçãos. Tantos vocacionados espalhados pelo mundo, anunciando o Reino e denunciando aquilo que lhe é contrário. Todos eles são frutos da oração pelas vocações. Nós somos fruto da oração de alguém que, às vezes, nem sabemos quem é. Mas quem reza e incentiva as vocações tem mérito de evangelizador.
Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, nunca saiu de seu convento, mas fez de seu recanto um espaço de solidão e comunhão. Embora dentro de quatro paredes, ensinou ao mundo o que é uma vida missionária. Ofertava todas as suas ações em favor de quem ia pelo mundo anunciando. Seus sofrimentos eram sacrifícios oferecidos a Deus em favor do mundo e especialmente dos sacerdotes.
Não nos esqueçamos de que os sacerdotes, religiosos, missionários de amanhã podem estar hoje na sua casa, ou na casa ao lado. De que eles precisam e têm o direito de receberem as condições necessárias para um discernimento maduro e livre. Um discernimento que os ajude a encontrar o verdadeiro sentido de suas vidas e a finalidade de sua existência.
Rezar pelas vocações, pedir santos e dedicados pastores, empenhar-se em estar próximo de quem busca discernir seu estado de vida fazem parte do ser e do agir de comunidades amadurecidas no Espírito de Deus, e que buscam corresponder à voz do Mestre com docilidade e responsabilidade. Maria, estrela da evangelização, é modelo de vida e seguimento para todo vocacionado que deseja, com a vida, responder aos apelos de Deus em seu coração. Rezemos pelas vocações sacerdotais e religiosas:
"Senhor da Messe e Pastor do rebanho,
faze ressoar em nossos ouvidos teu forte
e suave convite: "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele
nos dê sabedoria para ver o caminho e
generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta
de operários. Desperta nossas comunidades
para a Missão. Ensina nossa vida a ser
serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se
ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de
Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
padres, diáconos, religiosos, religiosas e
ministros leigos e leigas. Dá perseverança a
todos os vocacionados. Desperta o coração
de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores
do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém!


Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Maio 2012

Redes Sociais MixCatolico