"O sacerdote é chamado a viver em si mesmo o que Jesus viveu em primeira pessoa" Papa Bento XVI

Homilia na ordenação realizada ontem em Roma


Veneráveis Irmãos, 
Queridos ordenandos, amados irmãos e irmãs! 
A tradição romana de celebrar os padres ordenados neste IV Domingo de Páscoa, "o bom pastor", contém uma riqueza de significado, ligado à convergência entre a Palavra de Deus O rito litúrgico e da Páscoa em que é colocado. Em particular, a figura do pastor, tão proeminente na Escritura e, naturalmente, muito importante para a definição do sacerdote, adquire a sua plena verdade e clareza sobre o rosto de Cristo, à luz do mistério da sua morte e ressurreição. Essa riqueza também vós, queridos ordinandos sempre pode obter-todos os dias da sua vida, como seu sacerdócio será continuamente renovado. 
Este ano a passagem do Evangelho que é central para João 10, que em si começa com a declaração de Jesus "Eu sou o bom pastor", o que se segue imediatamente a primeira característica fundamental: "O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10,11). Sim, aqui somos imediatamente levados para o centro, o ápice da revelação de Deus como pastor de seu povo, o centro e ápice é Jesus, só Jesus morrendo na cruz e levanta-se da sepultura no terceiro dia, com todas as ressurge seus humanidade e, portanto, nos envolve, todo o homem em sua passagem da morte para a vida. Este evento - a Ressurreição de Cristo - em que completa e finalmente realizou o trabalho pastoral de Deus, é um evento sacrificial: assim, o Bom Pastor e Sumo Sacerdote jogo na pessoa de Jesus que deu sua vida por nós. 
Mas note também brevemente as duas primeiras leituras e Salmo responsorial (Sl 118). O texto dos Atos dos Apóstolos (4,8 a 12) apresenta o testemunho de São Pedro antes de os chefes de aldeia e anciãos de Jerusalém, após a cura milagrosa do aleijado. Peter disse com grande franqueza que "Jesus é a pedra que foi rejeitada por vós, os arquitetos, e se tornou a pedra angular", e acrescenta: "Ninguém mais pode dar a salvação não há outro nome debaixo do céu dado os homens sejam salvos "(vv. 11-12). O Apóstolo joga mais tarde, à luz do mistério pascal de Cristo, Salmo 118, em que o salmista dá graças a Deus, que respondeu ao seu grito de socorro e fez-lo seguro. Ele diz que esse Salmo: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor: é admirável aos nossos olhos "(Salmo 118,22-23). Jesus viveu esta experiência própria: a ser rejeitado pelos líderes de seu povo e restaurados por Deus, desde a fundação de um novo templo, um novo povo que vai louvar a Deus com os frutos da justiça (cf. Mt 21, 42-43 .) Assim, a primeira leitura e salmo responsorial, que é o mesmo Salmo 118, que novamente se referem ao contexto forte e Páscoa, e esta imagem da pedra rejeitada e reabilitados atrair nossos olhos para Jesus morto e ressuscitado.

A segunda leitura da primeira Carta de João (3:1-2) nos diz, no entanto, o fruto da Páscoa de Cristo, que os nossos serem feitos filhos de Deus. Nas palavras de John ainda é a maravilha desse dom: não somos apenas chamados filhos de Deus, mas "o que realmente somos" (v. 1). Na verdade, a condição subsidiária do homem é o resultado da obra salvadora de Jesus: sua encarnação, sua morte e ressurreição eo dom do Espírito Santo, Ele inseriu o homem em um novo relacionamento com Deus, seu próprio relacionamento com o Pai. Assim, o Jesus ressuscitado diz: "Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" (Jo 20:17). É um já totalmente real, mas ainda não se fez completo:. Ele acabará, quando, se Deus quiser - vemos o rosto sem véu (v. 2) 
ordenandos Queridos, que é onde queremos conduzir o Bom Pastor! É lá que o sacerdote é chamado a levar os fiéis confiados a ele: a vida verdadeira, a vida "abundância" (Jo 10,10). Passamos agora para o Evangelho ea parábola do pastor. "O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10,11). Jesus insiste nesta característica essencial do verdadeiro pastor que é ele mesmo: ". Vida que dá o" que de Ele repetiu três vezes e, finalmente, conclui: "Por isso o Pai me ama: porque dou a minha vida, e depois retomá-la novamente. Ninguém a tira de mim: eu coloco no meu próprio. Eu tenho o poder de dar e poder para retomá-la. Este é o comando recebi de meu Pai. "(Jo 10:17-18). É esta característica que claramente descreve o ministro como Jesus interpreta em primeira pessoa, de acordo com a vontade do Pai que o enviou. A figura bíblica do pastor-rei, que compreende principalmente o dever de governar o povo de Deus, unidos e tê-lo guiá-lo, tudo esta função real é cumprida em Jesus Cristo, a dimensão sacrificial, no dom da vida. Ele é feito - em uma palavra no mistério da Cruz, isto é, no acto supremo de humildade e amor sacrificial. Teodoro disse que o Studita abade: "Por meio da cruz, nós, as ovelhas de Cristo, foram montados em um só rebanho e estão destinados a habitações eternas" (Discurso sobre a adoração da cruz: PG 99, 699). 
Neste fórmulas prospectivos são Rite orientado de ordenação de sacerdotes, estamos celebrando. Por exemplo, as questões relacionadas com a "compromissos dos eleitos", o último, que tem uma altura de caráter e de certa forma sintética, diz: "Você quer ser cada vez mais intimamente unidos a Cristo, o sumo sacerdote, que, como uma vítima pura oferecida ao Pai por nós, dedicando-se a Deus com Ele para a salvação de todos os homens? ". O padre é, de facto, que é inserido em uma forma única no mistério do Sacrifício de Cristo, com uma união pessoal com Ele, estender a sua missão salvífica. Esta união, que é produzido com o sacramento da Ordem, chama se tornando "cada vez mais estreita" para a correspondência generosa do sacerdote. Para isso, querido ordenandos, em breve você vai responder a esta pergunta dizendo: ". Sim, com a ajuda de Deus, eu quero" Posteriormente, nos Ritos da explicação, quando o crisma unção, o celebrante diz: ". O Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai consagrou o Espírito Santo e poder, te guarde para a santificação de seu povo e para a oferta de sacrifício" E então, na entrega do pão e do vinho, "Receba os dons do povo santo para o sacrifício eucarístico. Entenda o que você faz, imitar o que você comemorar, conforme a sua vida ao mistério da cruz de Cristo, o Senhor. " Salienta insistentemente que o padre celebrando a missa todos os dias, significa desenvolver uma função ritual, mas uma missão que envolve a existência plena e profundamente em comunhão com Cristo ressuscitado na sua Igreja, ainda está em funcionamento o sacrifício redentor. 
Esse sacrifício eucarístico dimensão, que é inseparável da pastoral e constitui o núcleo de verdade e de economia de energia, que depende da eficácia de qualquer atividade. Claro que não falar sobre a eficácia apenas em nível de presença psicológica ou social, mas vital fecundidade de Deus profundamente humano. A mesma pregação, obras, movimentos de vários tipos, que a Igreja faz com as suas muitas iniciativas perdem a sua fertilidade, se ele veio para salvar menos a celebração do sacrifício de Cristo. E que é confiada a sacerdotes ordenados. De fato, o sacerdote é chamado a viver em si mesmo o que Jesus experimentou em primeira pessoa, isto é totalmente dada à pregação e cura do homem de todos os males do corpo e do espírito, e, finalmente, retomar tudo em o supremo ato de "dar vida" pelos homens, um gesto que encontra expressão na Eucaristia memorial, sacramental perpétuo da Páscoa de Jesus. É só através desta "porta" do sacrifício pascal que homens e mulheres de todos os tempos e lugares, pode entrar na vida eterna é através deste "caminho santo" que pode cumprir com o êxodo que leva a a "terra prometida" da verdadeira liberdade, os "verdes pastos" de paz e alegria sem fim (cf. Jo 10,7.9; 77,14.20-21 Sal, Sal 23,2). 
ordenandos Queridos, que esta Palavra de Deus iluminar toda a sua vida. E quando o peso da cruz é feito mais pesado, sei que o tempo é mais precioso para você e para aqueles que vos foi confiado: renovar com fé e amor "Sim, com a ajuda de Deus eu quero", você cooperar com Cristo, Sumo Sacerdote e Bom Pastor, para nutrir suas ovelhas - talvez um que tinha sido perdido, que é uma celebração no Céu! A Virgem Maria, Salus Populi Romani, vele sempre sobre cada um de vocês e do seu jeito.


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