Realizado o 14º Encontro Nacional da Pastoral da Educação em Goiânia

encontro_pastoral_educacaoAconteceu em Goiânia, neste fim de semana, dias 3 a 5, o 14º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, promovido pelo Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB. O evento reuniu 104 educadores representando 11 regionais da CNBB e 40 dioceses do país.

Os trabalhos do encontro foram coordenados pelo assessor do Setor Educação, professor Luiz Antônio Amaral. O tema geral foi “Educação para a Paz”. “Uma economia a serviço da vida” e “Ética Mundial, Esperança da Humanidade Globalizada” -, foram algumas das palestras proferidas durante o encontro.

Ainda durante o evento foi elaborado um documento com o título “Carta de Goiânia”, que, segundo os organizadores do encontro, é uma “baliza para as atividades futuras da Pastoral da Educação”. O documento fixa, entre outras diretrizes, que Cristo é o centro projeto educativo pastoral e que são sujeitos do projeto os educadores, os educando e suas famílias.

A Carta de Goiânia destaca também as atividades: levar o tema da Campanha da Fraternidade às escolas, especialmente as escolas públicas; Promover a evangelização dos professores; implementar o projeto de mobilização social “Todos pela Educação”, pela melhoria da qualidade da escola pública; enfatizar a educação para a cidadania, especialmente nas questões relativas à integração racial e implementar o Ensino Religioso.
Estiveram presentes o presidente da Comissão, dom Orani João Tempesta; o bispo de responsável da Pastoral da Educação, dom Caetano Ferrari; e o bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia, dom Waldemar P. Dalbello.