Multidão participa de celebrações de instalação da basílica em Araras

E-mailImprimirPDF

baslicadeararas

Milhares de pessoas passaram o domingo, 15, pela Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras (SP), para celebrar o dia da padroeira de Araras e a instalação da Basílica no município.

Desde 6h30, a igreja já estava lota de fiéis. Após a primeira missa da manhã, a população seguiu em procissão pelas ruas do Centro da cidade. Durante a procissão, os católicos de Araras demonstraram publicamente sua fé e amor à Mãe de Deus. Casas e comércios enfeitaram suas fachadas com bexigas, altares e papéis coloridos.

O momento mais aguardado era a solenidade de instalação da Basílica. Apesar de 1.200 cadeiras serem disponibilizadas do lado de fora, muita gente ainda ficou de pé na Praça Barão de Araras para acompanhar a missa pelos telões. A cerimônia resgatou a tradição das celebrações católicas, como alguns cantos entoados em latim.

descerramento_de_uma_das_placas_de_bronzeAntes da cerimônia, a banda Municipal Maestro Francisco Paulo Russo executou a Marcha Pontifícia, que é o hino papal, enquanto a bandeira do Vaticano era hasteada por atiradores do Tiro de Guerra de Araras. Assim também ocorreu com o pavilhão brasileiro. O bispo diocesano de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira, enviado do papa para a celebração, abençoou a porta da igreja. Em seguida, as placas foram descerradas e o bispo se dirigiu à capela do Santíssimo Sacramento, onde fizeram uma oração. Logo depois, teve início a celebração, que contou com a presença de 25 padres de várias dioceses.Pe._Vladimir_mostra_a_todos_os_presentes_o_documento_oficial_da_elevao__Baslica

Já nos ritos iniciais, foi feita a leitura do Decreto Pontifício, por dom Vilson, e do documento oficial de elevação da Igreja a Basílica Menor, pelo Chanceler diocesano, padre Cabral. Após a leitura, o Chanceler passou o documento ao Reitor da Basílica, padre Vladimir, que levantou-o e mostrou ao clero presente e aos fiéis.